Notícias

Atualmente, o cenário global demanda especial atenção e cuidado quando se trata de doenças contagiosas, principalmente a gripe. A OMS (Organização Mundial da Saúde), por exemplo, a considera um dos grandes desafios da saúde em todo o mundo. Ainda mais agora, devido ao novo coronavírus, a recomendação mundial é que as pessoas se mantenham saudáveis, principalmente com a chegada do outono, período onde a população fica mais suscetível ao vírus. Por esse motivo, é preciso adotar todas as providências para se prevenir da gripe, aliando a vacinação com hábitos saudáveis e outras simples, mas eficazes medidas para se minimizar a transmissão de doenças infecciosas.

Mas, antes de tudo, é necessário entender que o vírus influenza, o causador da gripe, é transmitido através de pequenas gotas expelidas pela pessoa doente ao tossir, espirrar ou falar. Essas partículas podem ser carregadas por mais de um metro de distância e infectar com o vírus qualquer um que as respire. Além disso, a contaminação pode ocorrer levando as mãos ao nariz, olhos ou boca após tocar em algum lugar infectado, como uma mesa, corrimão ou maçaneta.

Como se prevenir da gripe

Os sintomas da gripe são bem conhecidos e comuns à maioria das pessoas: dor no corpo, cansaço, calafrios, febre, nariz entupido, entre outros. São manifestações do vírus que podem te deixar de cama por dias, se recuperando com remédios. Mesmo não sendo uma doença grave, é um incômodo que você pode evitar neste outono/inverno seguindo esses 5 cuidados básicos.

Mantenha as mãos limpas

Pense por um momento, por quantos lugares você passa as suas mãos ao longo de um dia. São corrimões, botões de elevadores, barras de ônibus e de metrô, maçanetas e muitos outros lugares que podem estar infectados por uma pessoa gripada que passou por eles. Por isso, uma atitude simples e muito efetiva para se prevenir da gripe é lavar as mãos regularmente no trabalho, escola ou chegando em casa. Outra dica é ter sempre um álcool em gel na bolsa para momentos em que não se tem uma pia por perto. Esta prática é efetiva pois evita que o vírus seja carregado até à boca, olhos e nariz pela nossa mão. Lembrando que não deve ter o costume de coçar e cutucar essas áreas diversas vezes ao dia.

Atenção na hora de tossir e espirrar

Da mesma forma que você deve tomar cuidado com a higiene das mãos, você também precisa se atentar em não transmitir, até mesmo sem saber, o vírus para outras pessoas. Os espirros e tosses que algumas pessoas podem julgar são meros sintomas de resfriado, podem se revelar um início de gripe. Por isso, ao tossir ou espirrar, cubra sempre o nariz e boca preferencialmente com o antebraço ou com um lenço descartável. Isso evitará que as gotículas de saliva se dispersem no ar, ou que a sua mão se contamine e espalhe o vírus em superfícies compartilhadas.

Ambiente limpo e arejado

Os períodos mais frios do ano, além de ser a época mais comum de se contrair uma gripe, também é quando nos mantemos mais isolados em ambientes fechados com outras pessoas, um risco a mais para a saúde. Por isso, mantenha os ambientes arejados, com portas e janelas abertas o maior tempo possível. Ao permitir a circulação do ar nos diversos locais da sua casa ou trabalho, você diminui consideravelmente o risco de contato com gotículas de saliva infectadas próximas de você.

Alimentação e hábitos saudáveis

Além dos cuidados externos para se prevenir da gripe, o seu sistema imunológico deve estar preparado para combater qualquer ameaça microscópica. E para manter a sua imunidade sempre alta, basta ter uma alimentação equilibrada e variada, combinada com uma rotina ativa com práticas físicas regulares. Você pode até se valer de compostos específicos, como complementos vitamínicos, mas nada irá substituir alimentação e hábitos saudáveis no fortalecimento da sua defesa natural.

Mantenha a sua vacinação em dia

A vacinação é a maneira mais eficiente e cientificamente comprovada de se prevenir da gripe. Por o influenza, causador da enfermidade, ser um vírus com alta taxa de mutação, a medida mais segura é tomar a dose anual da vacina, que está disponível de forma gratuita nos postos de saúde para o grupo mais vulnerável à doença, composto por professores, gestantes, crianças, profissionais da saúde, entre outros. Esta medida protege os mais suscetíveis à gripe, diminuindo seu impacto e assim protegendo toda a sociedade. Vale lembrar que, com a chegada ao Brasil do coronavírus, a campanha de vacinação da gripe foi antecipada em quase um mês, com o intuito fortalecer a imunidade dos brasileiros, e facilitar a identificação da influenza entre os casos suspeitos do novo vírus.

Esta medida do governo causará correria e filas nos postos de saúde da rede pública. Sendo assim, se você quer se prevenir da gripe e garantir não só a sua proteção, mas também contribuir para baixar a taxa de circulação do vírus em toda a sua comunidade, entre em contato com a Sorocaba Vacinas e fique imunizado contra o influenza! É importante que todos estejam imunizados, desde idosos (a partir de 60 anos), pessoas portadoras de doenças crônicas, crianças de seis meses a seis anos de idade, puérperas, entre outros grupos.

Nós contamos com diversos serviços, como plano de vacinação, vacinação em empresas, em escolas e até o uso de Realidade Virtual para a vacinação infantil. Venha e agende a sua vacina!

Deixe um comentário