De um dia para o outro, parece que todo mundo no escritório ou na linha de produção está tossindo, espirrando, com febre e, por causa disso, pedindo afastamento. Parece um cenário que se tornou cada vez mais comum nos últimos dois anos por causa da Covid-19, e não é para menos, afinal o coronavírus é altamente transmissível. Mas, neste caso específico, não estamos falando do SARS-CoV-2, mas sim da Influenza. Ele mesmo, o vírus da GRIPE!
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a gripe não é uma doença sem importância, que pode ser menosprezada ou que sara com um chá quente e um prato de canja. Essa é uma infecção séria e bastante contagiosa, que pode levar à pneumonia e “descompensar” problemas de saúde já existentes, como hipertensão e diabetes, agravando o quadro de saúde do paciente.
Existem alguns grupos de risco para a gripe, que são os idosos, pessoas com doenças de base, imunossuprimidos, crianças pequenas e gestantes, dentre outros. Mas os adultos também podem ter complicações, ser hospitalizados e até vir a óbito.
COMO A GRIPE AGE
Há diversos tipos de vírus da gripe, o que explica porque ao longo da vida ficamos “gripados” muitas vezes. Ele é um vírus respiratório bastante contagioso. Da mesma forma que o coronavírus, é transmitido por meio do contato entre pessoas, por gotículas expelidas pela fala, espirros, tosse ou pelo contato com superfícies contaminadas.
Nos últimos meses, tem causado preocupação a grande circulação de uma nova variante do Influenza A H3N2 – um tipo de vírus que os cientistas já
conheciam há muitos anos, mas que agora sofreu uma mutação.
COMO PREVENIR?
A melhor forma de proteger contra a gripe é com a vacina. A mais indicada é a quadrivalente, que protege contra quatro tipos de vírus, os que mais estão circulando. Essa fórmula é revista e refeita TODOS os anos, por isso é tão importante se imunizar anualmente, inclusive porque, com o passar dos meses após receber a vacina da gripe, nosso sistema imunológico perde um pouco de força contra o vírus, sendo essencial ajudá-lo mais uma vez.
Para você ter uma ideia da importância de reforçar a vacinação sempre: a vacina de 2021 contra a gripe não protege totalmente contra essa nova variante que está circulando, ocorrendo o que chamamos de “escape vacinal”. É claro que quem tomou a vacina no ano passado está mais seguro, mas quem tomar a nova fórmula, deste ano, estará mais protegido.
E O QUE TUDO ISSO TEM A VER COM MEU LOCAL DE TRABALHO?
Existe ainda o fator de que a Covid-19 e a gripe estão circulando ao mesmo tempo. Por serem duas doenças respiratórias, com sintomas extremamente parecidos, o funcionário terá necessariamente de ser afastado caso apresente qualquer sinal da doença, para evitar transmitir o vírus.
Mas um dos principais problemas é que existem os assintomáticos, que passam pela infecção da gripe sem nem ao menos saber quem está doente. Além disso, os sintomas podem demorar vários dias para surgir, e enquanto isso o paciente está transmitindo o vírus.
Como falamos ali em cima, a gripe é uma doença respiratória que se espalha com muita facilidade, o que pode levar rapidamente a uma contaminação em massa entre pessoas que utilizam o mesmo ambiente e equipamentos – mesas de refeições, banheiros, geladeira…. As consequências de um surto no trabalho são sérias: compromete a produtividade dos funcionários, desfalca a equipe, sobrecarregando outros integrantes, e, mais importante que tudo isso, deixa doentes as pessoas.
Outro fator que sempre deve ser levado em consideração é que o funcionário pode se contaminar no trabalho e “levar” a doença para casa, infectando pessoas com imunidade reduzida, como crianças pequenas ou idosos. Ou seja: vacinar o funcionário protege a família de cada um em casa também.
QUERO EVITAR ESSE SURTO. O QUE FAZER?
A resposta é uma só: PROTEGER SUA EQUIPE!
Além da vacinação, cuidados como higienizar sempre as mãos, manter os ambientes ventilados, deixar álcool em gel sempre à disposição dos funcionários e afastar mesas e ilhas de trabalho são essenciais. Falamos um pouco sobre esses cuidados nesse artigo.
A Sorocaba Vacinas conta com a vacinação empresarial. Nós atuamos diretamente com o Departamento de Medicina Ocupacional, Gestão de Recursos Humanos e Qualidade das empresas, apoiando na elaboração do planejamento e estratégias de vacinação. A campanha contra a gripe é uma das mais procuradas pelos gestores.
E um detalhe importante: nós vamos até sua empresa. Isso mesmo, os funcionários não precisam se deslocar até a clínica, pois nossa equipe leva as doses até o trabalho mantendo toda a higiene e segurança. Elas vão em uma caixa térmica, que mantém na temperatura adequada para preservar suas propriedades.
CAMPANHA 2022
As vacinas reformuladas para 2022 ainda não chegaram, mas a previsão é que isso aconteça nas próximas semanas. As empresas que garantirem seu pacote agora vão contar com um expressivo desconto além de não precisarem entrar na fila por doses quando as remessas chegarem, pois elas já estarão garantidas.
O vírus da gripe circula com mais intensidade entre o outono e o inverno, sendo ideal que as pessoas recebam a vacina pelo menos duas semanas antes desse período, para que o organismo tenha tempo de desenvolver a resposta imunológica esperada.
Para os adultos, uma dose anual é suficiente. A contraindicação é alergia a algum dos componentes da composição. Como o vírus da fórmula é inativado, a vacina não tem como causar a doença.
Se tem alguma dúvida ou deseja já garantir a proteção de sua empresa e reduzir as faltas dos funcionários, fale conosco! Estamos esperando!