Manchinhas vermelhas no corpo todo que coçam MUITO. Se você nasceu nos anos 90, já sabe de qual doença estamos falando. Esse é um dos sintomas da catapora.
Hoje em dia é muito mais difícil ver uma criança com catapora. Isso acontece porque desde 2012, a vacina tetra viral que protege contra caxumba, sarampo, rubéola e catapora, pode ser encontrada no Brasil.
A catapora é causada por um vírus chamado varicela-zoster (inclusive, a doença também pode ser chamada de varicela). Quer aprender mais sobre a catapora? É só continuar por aqui, vamos esclarecer todas as suas dúvidas.
Como a catapora é transmitida?
Antes das vacinas, era muito frequente ocorrerem surtos de catapora em escolas, já que essa é uma doença altamente contagiosa. O vírus pode ser transmitido por:
- Contato com algum doente;
- Contato com gotículas de espirro, tosse ou fluidos de algum infectado.
Quais são os sinais e sintomas?
Os sinais e sintomas de catapora normalmente seguem uma ordem, são eles:
- Febre;
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Dor de estômago com duração de um a dois dias;
- Erupção na pele com muitas bolhas que coçam. Essas lesões ocorrem primeiramente no peito, costas e rosto e depois se espalham para o corpo todo. As bolhas ficam cheias de um líquido com aparência de “água leitosa”. Após as bolhas se romperem, as erupções criam crostas;
- Pele manchada que vai desaparecendo com o tempo.
Como o diagnóstico é feito?
Como as lesões da catapora são muito características, o profissional de saúde pode fornecer o diagnóstico ao observar as erupções cutâneas.
Como cuidar de uma criança com catapora?
Os sintomas da catapora passam em uma a duas semanas, até lá, algumas práticas podem ajudar:
- Incentive a criança a não coçar as lesões. Colocar um pano gelado e úmido nas erupções pode ajudar;
- Anti-histamínicos em forma de loção e oral também podem reduzir a coceira. Nesse caso, peça recomendação ao pediatra;
- Dê banhos mais frios. Um banho com água com aveia também ajuda a secar as lesões mais rápido.
No caso de infecção de crianças menores de 3 anos, a ajuda médica deve ser procurada imediatamente. Em bebês, a doença pode ser mais grave do que em crianças maiores.
O que devo saber sobre a vacina contra catapora?
A vacina tetra viral é recomendada para crianças a partir de 1 ano de idade. O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Para aqueles que não tem certeza se já tiveram catapora, a vacinação é recomendada.
Qual a relação entre catapora e herpes-zoster?
O mesmo vírus que causa catapora, também causa a herpes-zoster. Se um indivíduo já teve catapora, o vírus varicela-zoster permanece no corpo de forma adormecida. Entretanto, pode-se reativar caso haja um enfraquecimento do sistema imune. Nesse caso, a pessoa desenvolve herpes-zoster.
A vacina contra a herpes-zóster está disponível para pessoas com mais de 50 anos ou imunodeprimidos com idade superior a 18 anos.
Antes do desenvolvimento e comercialização da vacina contra catapora, a infecção levava a mortes e hospitalizações. Hoje em dia, a vacina está disponível e tem eficácia superior a 90%. Por isso, não deixe de vacinar o seu filho. Entre em contato com a equipe da Sorocaba Vacinas, se tiver qualquer dúvida.
CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA 💙
Com a Sorocaba Vacinas & Saúde