A importância da vacinação para a prevenção de doenças na pandemia
Atualmente a preocupação com a saúde e a imunização tem sido muito discutida em todo o mundo e, principalmente, no Brasil. Com a disseminação do novo coronavírus, as atenções sobre os cuidados básicos de saúde, como a vacinação, por exemplo, estão ainda mais presentes no dia a dia. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a população mantenha-se em dia com a vacinação para a prevenção de doenças na pandemia, para evitar o agravamento da crise sanitária. Neste momento, estar saudável é fundamental para evitar outras doenças durante o surto do Covid-19.
Nesse texto vamos mostrar a importância da vacinação para a prevenção de doenças na pandemia, falar sobre as recomendações da OMS a respeito do tema e te informar como você pode manter as suas vacinas em dia. Confira!
Como a vacinação ajuda o nosso sistema imunológico?
Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um vírus, bactéria ou algum outro organismo estranho, o sistema imunológico cria algumas proteínas que são capazes de defendê-lo desse agente desconhecido. Essas proteínas são chamadas de anticorpos. Contudo, existe um tempo hábil de produção e ação desses anticorpos, já que o agente não era ainda conhecido pelo sistema imunológico. Por isso, a pessoa desenvolverá a doença oriunda dessa invasão no corpo e isso pode, até, levá-la à morte.
Caso a pessoa sobreviva e, um tempo depois, seu corpo seja infectado novamente pelo mesmo agente, ela já estará protegida, ou seja, imunizada, pois o seu sistema já conhecerá aquele organismo e produzirá os anticorpos em velocidade suficiente para evitar a doença de se desenvolver novamente.
Essa é a função da vacina: fazer o corpo humano ter informações suficientes para gerar anticorpos sem ficar doente. Ela é composta por agentes muito enfraquecidos ou mortos, que, em contato com o corpo, mandam informações para o sistema imunológico de que é necessário criar aquele tipo de anticorpo, criando, assim, a imunidade necessária para não desenvolver sintomas da doença trazida pelo organismo estranho.
Todo esse processo já ocorre com doenças como sarampo, gripes de vários tipos, rubéola e muitos outros. O ser humano já não precisa mais ficar doente para desenvolver anticorpos, graças à vacina! Assim, a vacinação para a prevenção de doenças na pandemia é altamente recomendável para que o seu corpo permaneça saudável.
A OMS ressalta a importância de manter a vacinação para a prevenção de doenças na pandemia
A OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), ressaltaram a importância de que os países mantenham seus calendários e planejamentos de vacinação, para evitar um impacto ainda maior da pandemia na população.
Por isso, essas organizações afirmam a importância do indivíduo se manter imunizado durante a pandemia e também de imunizar suas famílias, afirmando que a situação atual “é um sinal de que as doenças infecciosas não conhecem fronteiras” e que “todos os países são vulneráveis, independentemente dos níveis de riqueza ou da força dos seus sistemas de saúde. A necessidade urgente de uma vacina para a covid-19 ressalta o papel central da imunização na proteção de vidas e economias”, diz o comunicado oficial dessas duas organizações mundiais.
O Ministério da Saúde também reforça a necessidade da população manter em dia a vacinação para a prevenção de doenças na pandemia. Em matéria divulgada no site oficial do Ministério, a Coordenadora do Plano Nacional de Imunizações (PNI), recomenda que as pessoas procurem se imunizar mesmo com as medidas de distanciamento social, já que os postos, clínicas e laboratórios possuem diretrizes para manterem seus trabalhos mesmo durante a pandemia.
Como se imunizar durante a pandemia?
Tenha atenção aos calendários de vacinação
Tenha sempre atenção à sua carteira de vacinação, bem como aos prazos estipulados em relação a sua imunização e de sua família. Para isso, o ideal é sempre consultar o calendário de vacinas, para que você entenda qual delas será necessária para cada fase do desenvolvimento humano.
Atenção à pessoas em grupos de riscos
Imunizar pessoas em situação de risco é uma forma de protegê-las contra doenças que podem gerar complicações em sua saúde e, até, ao óbito. Mas, muitas vezes os idosos ou pessoas com algum tipo de comorbidade não conseguem sair de casa para tomar sua vacina. Para evitar que essas pessoas fiquem sem a imunização necessária, consulte clínicas que aplicam vacinas a domicílio. Na Sorocaba Vacinas, por exemplo, é possível agendar a visita de um profissional qualificado através do WhatsApp, com toda a praticidade e rapidez no processo.
Consulte clínicas especializadas em vacinas
Para evitar as aglomerações em filas de campanhas de vacinação e, ainda sim, garantir sua imunização com eficiência e praticidade em qualquer momento do ano, procurar uma empresa especializada é uma ótima escolha para você e sua família ter toda a praticidade que merecem para cuidar da saúde.
Se você mora em Sorocaba ou região, conheça a Sorocaba Vacinas: uma clínica que conta com equipe especializada em imunizações humanas, com atendimento especializado e em conformidade com todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), a Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem (SBMV) e também os Centros Internacionais de Imunização.
Por isso, se você quer manter sua vacinação para a prevenção de doenças na pandemia em dia, com o conforto e a rapidez que o momento atual exige, entre em contato com a Sorocaba Vacinas e fique imunizado.