
Fique atento à secreção nasal e dificuldade para respirar: esses sinais podem indicar bronquiolite
Sintomas respiratórios comuns como a coriza e febre baixa às vezes são subestimados, mas, entre crianças e idosos, devem servir como alerta para a possibilidade de alguma doença mais séria. Uma das infecções que mais provocam internações de recém-nascidos e crianças pequenas é a bronquiolite, cujos sinais se assemelham ao de outras patologias respiratórias.
Transmitida principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR), cuja sazonalidade normalmente tem início em maio e se estende até o mês de setembro, a bronquiolite é comum em bebês de 2 a 6 de idade e idosos com idade elevada.
Ela é uma resposta inflamatória nos brônquios geralmente precedida por um resfriado comum. As grandes vias aéreas dos pulmões se ramificam a partir da traqueia em partes menores e vão se desenvolvendo até a menor estrutura, os bronquíolos.
Na bronquiolite, o bronquíolo responsável pela troca gasosa e pela oxigenação fica inflamado, aumentando o tamanho da parede muscular que reveste este canal respiratório e obstruindo as vias aéreas. Por isso, quanto menor for a criança enferma, mais grave pode ser o caso, já que o sistema respiratório pode ficar rapidamente comprometido.
Saiba a seguir alguns sintomas que permitem prevenir e identificar a doença rapidamente:
- Secreção nasal ;
- Tosse persistente;
- Dor de garganta;
- Dificuldade de respirar;
- Chiado no peito;
- Febre;
- Prostração;
- Pele azulada.
O que causa a bronquiolite?
A causa predominante da bronquiolite é o vírus sincicial respiratório (VSR), que também é o principal vírus causador de outras doenças respiratórias agudas em crianças, como a pneumonia.
Fonte: Veja Saúde
Gostaria de saber mais informações? Continue acompanhando as nossas redes sociais ou acesse ao nosso portal.
Conheça nosso blog e fique por dentro de tudo.