Já se perguntou por que isso acontece?

E como lembrar, ainda, de todas aquelas letras e números para diferenciar cada gripe? De onde saem tantos “H”s e “N”s que confundem a nossa cabeça?

Em meio a tantas dúvidas, chegou a hora de entrar nos detalhes! Na sequência desse artigo, você vai entender melhor o que é essa doença, por que existem vários tipos e quais são as principais características de cada um.

O QUE É UMA GRIPE?

A gripe é uma doença extremamente popular, de origem viral, e que costuma surgir de maneira repentina, ou seja, de uma hora para outra. De acordo com o Ministério da Saúde, diante de uma infecção, nós geralmente sentimos dores no corpo, dor de cabeça, cansaço, tosse, coriza, espirro e outros sintomas respiratórios bem incômodos.

QUAL A CAUSA DA GRIPE?

O vírus causador da gripe se chama INFLUENZA. Ele foi registrado pela primeira vez há muito tempo, em 412 a.C, e já provocou diversos surtos, epidemias e pandemias desde então. Como bem reforça o Instituto Butantan, os casos mais marcantes são da gripe espanhola, asiática, Hong Kong e gripe suína – a famosa H1N1 que atingiu o mundo em 2009.

QUAIS OS TIPOS DE GRIPE?

O vírus Influenza é classificado em quatro tipos diferentes: A, B, C e D. O tipo C causa resfriados geralmente leves, enquanto o D – até o momento – está relacionado apenas a infecções em bovinos.

A atenção dos médicos e cientistas está, de fato, nos tipos A e B.

Tanto a Influenza A quanto a B têm em sua composição duas proteínas bem importantes: a  hemaglutinina (HA), que faz o vírus infectar as nossas células, e a neuraminidase (NA), que define o poder dele se replicar dentro do organismo. É com base nas características dessas proteínas que surgiram as classificações que conhecemos até hoje: H1N1, H2N2 e H3N2 – cada uma tem a sua peculiaridade.

É importante ressaltar que as proteínas HA e NA podem se misturar de maneira espontânea e criar vários subtipos ao longo dos anos. Somente de Influenza A, por exemplo, já foram identificadas 18 diferentes hemaglutininas (de H1 até H18) e 11 neuraminidases (de N1 até N11).

A Influenza B, por enquanto, possui apenas duas variantes: Victoria e Yamagata, nomes escolhidos de acordo com a região em que foram identificadas pela primeira vez. Os sintomas causados pela infecção são basicamente os mesmos dos principais subtipos da Influenza A.

E COMO AS VACINAS PODEM NOS PROTEGER?

A imunização contra a Influenza é uma das maiores conquistas da ciência ao longo dos anos. Vale a pena lembrar que esse vírus é considerado, até hoje, o agente que mais provocou mortes na história da humanidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), existem duas vacinas disponíveis no nosso país:

A aplicação das doses é recomendada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida, especialmente as que possuem algum fator de risco para complicações, como é o caso dos idosos. 

“E por que devemos tomar vacina de gripe todo ano?”

A resposta é simples: além da nossa imunização cair naturalmente após alguns meses, os vírus sofrem variações constantes. O subtipo que circula em 2022 pode não ser, necessariamente, o mesmo de 2021. Dessa forma, tomar apenas a dose de 2021 pode não proteger totalmente contra a gripe mais comum nos dias de hoje.

Se a sua família ainda não se vacinou, chegou a hora! Nós, da Sorocaba Vacinas, oferecemos o serviço de vacinação a domicílio e cuidamos de todos os detalhes para que a sua proteção seja feita com rapidez, segurança e praticidade. Vamos reservar a sua dose?

CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA 💙

Com a Sorocaba Vacinas & Saúde 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?