O resfriado comum e a gripe são infecções virais, ou seja, são causadas por vírus. Os sintomas podem variar bastante, vão desde uma coriza até aqueles que podem, de verdade, ameaçar a saúde.
Embora a grande parte dos casos de gripes e resfriados reduzam por conta própria, a Organização Mundial da Saúde estima que a gripe seja a causa de morte de cerca de 290 a 650 mil pessoas todos os anos no mundo.
Apesar de compartilharem alguns sintomas, as duas infecções virais são diferentes:
Resfriado comum
Há mais de 200 vírus conhecidos que podem causar o resfriado comum, mas, de longe, o coronavírus e o rinovírus são os mais prevalentes.
O coronavírus se encontra na mesma família que o vírus SARS-CoV-2, o qual ficou muito conhecido devido à pandemia de Covid-19. Esse vírus é responsável por até 30% dos casos de resfriado em adultos, mas na maioria das vezes, os sintomas são bem leves.
Os principais sintomas do resfriado comum são: nariz entupido, dor de garganta, tosse e espirro. Porém, um quarto das pessoas infectadas não terão nenhum sintoma.
Gripe
Os vírus Influenza A, B e C são os responsáveis pelo desenvolvimento da gripe. Os sintomas são muito parecidos com os do resfriado comum, entretanto, pode haver também febre alta, calafrio e dores no corpo.
Assim como ocorre com o resfriado comum, uma grande parte das pessoas podem ter a infecção e continuarem assintomáticas.
Mas por que somos mais propensos aos resfriados e gripes durante o inverno?
- A nossa primeira linha de defesa contra os vírus fica menos eficiente
Os vírus da gripe e do resfriado só conseguem gerar infecção quando entram em nosso corpo e a passagem pelo nariz é uma das preferidas.
É claro que o organismo humano tem técnicas para não deixar que isso aconteça, por exemplo, o nariz secreta constantemente um muco pegajoso, onde esses vírus acabam presos. Os cílios (pelinhos) do nariz arrastam tudo para a garganta, onde engolimos e os ácidos estomacais finalizam o processo.
Entretanto, o ar frio diminui a eficiência desse muco, de forma que os vírus conseguem passagem para entrar no organismo. As células de defesa, que normalmente cumpririam o seu papel de lutar contra esses microrganismos, no inverno diminuem a sua atividade.
O resultado disso você já sabe… gripe ou resfriado!
- Os níveis de vitamina D tendem a cair
No inverno, a radiação UV diminui e consequentemente a concentração de vitamina D no sangue também. Estudos já demonstraram que a vitamina D tem um papel importante contra os microrganismos e pode proteger contra infecção respiratória aguda.
No entanto, mais pesquisas são necessárias antes que os cientistas possam concluir alguma relação entre os níveis de vitamina D e o aumento de casos de gripe e resfriado no inverno.
- Ficamos mais tempo em ambientes fechados
Quando o clima fica mais frio, a tendência é fecharmos mais os lugares. Se esse ambiente tiver muitas pessoas, isso acaba facilitando a transmissão dos vírus. Essa ainda é uma teoria do porquê os casos de resfriado e gripe aumentam no inverno e precisa ser melhor investigada.
Como podemos nos prevenir?
Para se prevenir contra o resfriado, lave frequentemente as mãos e evite colocá-las nos olhos e boca. Também é importante não ficar próximo de pessoas que já estejam doentes.
Contra a gripe, a melhor prevenção é a vacina. E falando nisso, a vacina da gripe 2022 tetravalente já está disponível e você pode contar com a Sorocaba Vacinas para a sua proteção e a da sua família.
CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA 💙
Com a Sorocaba Vacinas & Saúde