• Do que é feita?

A vacina de febre amarela é elaborada a partir de vírus vivo atenuado, cultivado em ovo de galinha, contém: lactose, sorbitol, cloridrato de L-histidina, L-alanina e solução salina.

  • Indicação

Pessoas a partir de 9 meses de idade.

  • Contraindicações
  1. Crianças abaixo de 6 meses de idade.
  2. Indivíduos infectados pelo HIV, sintomáticos e com imunossupressão grave comprovada por exame de laboratório.
  3. Pessoas com imunodepressão grave por doença ou uso de medicação.
  4. Pacientes que tenham apresentado doença neurológica desmielinizante no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina.
  5. Gestantes, salvo em situações de alto risco de infecção, o que deve ser avaliado pelo médico;
  6. Mulheres amamentando bebês com até 6 meses. Se a vacinação não puder ser evitada, suspender o aleitamento materno por 10 dias. Procure o pediatra para mais orientações.
  7. Pacientes submetidos a transplante de órgãos.
  8. Pacientes com câncer.
  9. Pessoas com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).
  10. Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).
  11. Em princípio há contraindicação para gestantes, mas a administração deve ser analisada de acordo com o grau de risco, por exemplo, na vigência de surtos em crianças abaixo de 6 meses de idade.
  • Esquema de doses
  1. Rotina
  2. Crianças até 4 anos: duas doses, aos 9 meses e aos 4 anos.
  3. Acima de 4 anos: Não há consenso sobre a duração da proteção conferida pela vacina. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada pela possibilidade de falha vacinal.
  • Exigência de vacinação para viajantes

Como o Brasil é considerado endêmico para a febre amarela, alguns países só permitem a entrada de viajantes brasileiros que apresentem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) com registro de dose aplicada no mínimo 10 dias da viagem. A dose fracionada não é válida para esse fim.

Nós da Sorocaba Vacinas, somos credenciados e oferecemos o certificado para os pacientes que fazem a vacina de febre amarela na clínica.

Quando há contraindicação para a vacinação, o médico(a) poderá emitir o certificado de isenção da vacinação contra febre amarela com a justificativa da isenção.

  • Via de aplicação

Subcutânea.

  • Efeitos e eventos adversos

Manifestações gerais, como febre, dor de cabeça e muscular são os eventos mais frequentes e também, manifestações locais como dor na área de aplicação. A dor dura um ou dois dias, na forma leve ou moderada.

Entre em contato pelo WHATSAPP!

Tire todas as suas dúvidas sobre as vacinas, métodos de vacinação, calendário vacinal e muito mais!

Nossos Serviços

Como a SOROCABA VACINAS pode te ajudar?

Preencha os campos ao lado e nós retornaremos o contato com a resposta sobre suas dúvidas e/ou sugestões.