• O que previne?

A vacina de Hepatite B previne infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da Hepatite B.

  • Do que é feita?

Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.

É composta por proteína de superfície do vírus da Hepatite B purificada, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio e água para injeção. Pode conter fosfato de sódio, fosfato de potássio e borato de sódio.

  • Indicação

Para pessoas de todas as faixas etárias. Faz parte da rotina de vacinação das crianças, devendo ser aplicada, de preferência, nas primeiras 12-24 horas após o nascimento, para prevenir hepatite crônica – forma que acomete 90% dos bebês contaminados ao nascer.

Especialmente indicada para gestantes não vacinadas.

  • Contraindicação

Não deve ser aplicada em pessoas que apresentaram anafilaxia com qualquer componente da vacina ou com dose anterior. Ou nas que desenvolveram púrpura trombocitopênica após dose anterior de vacina com componente Hepatite B.

  • Esquema de doses

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam os esquemas de quatro doses (adotado pelo PNI) ou de três doses: ao nascimento, em formulação isolada, e aos 2 e 6 meses de vida, como parte da vacina hexavalente acelular. Aos 4 meses é recomendada a vacina penta acelular, que não contém o antígeno Hepatite B em sua formulação.

Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados no primeiro ano de vida, o PNI, a SBP e a SBIm recomendam três doses, com intervalo de um ou dois meses entre primeira e a segunda dose e seis meses entre a primeira e a terceira.

  • Via de aplicação

Intramuscular.

  • Efeitos e eventos adversos
  1. Em 3% a 29% dos vacinados pode ocorrer dor no local da aplicação; endurecimento, inchaço e vermelhidão acometem de 0,2% a 17% das pessoas.
  2. Em relação às manifestações gerais, de 1% a 6% dos vacinados apresentam febre bem tolerada e autolimitada nas primeiras 24 horas após a aplicação; cansaço, tontura, dor de cabeça, irritabilidade e desconforto gastrintestinal acomete de 1% a 20%.

Entre em contato pelo WHATSAPP!

Tire todas as suas dúvidas sobre as vacinas, métodos de vacinação, calendário vacinal e muito mais!

Nossos Serviços

Como a SOROCABA VACINAS pode te ajudar?

Preencha os campos ao lado e nós retornaremos o contato com a resposta sobre suas dúvidas e/ou sugestões.