Chega o outono e o inverno se aproxima, e uma das principais preocupações das mamães e dos papais passa a ser proteger os pequenos resfriados e gripes, e não é para menos. Afinal, milhares de crianças e adolescentes de até 14 anos são internados todos os anos por causa da Influenza, que está longe de ser uma doença simples e curável com colinho e um leite quente.
É no outono e no inverno que o vírus da gripe consegue agir com mais facilidade porque ficamos mais próximos das pessoas, os ambientes ficam mais fechados, facilitando a permanência de micro-organismos, além de lavarmos menos as mãos.
A gripe causa tosse, dores de cabeça e pelo corpo, mal-estar e febre. É uma doença que compromete o trato respiratório inferior, por isso pode levar a pneumonia bacteriana ou pelo próprio vírus, como mencionamos neste artigo.
Pensando nessa preocupação que todas as famílias têm, nós da Sorocaba Vacinas preparamos um guia de tudo que ainda não te contaram sobre a vacina da gripe em bebês e crianças, mas nós sim. Afinal, a última coisa que queremos é ver nossos filhotes doentinhos, não é mesmo? Confira:
A vacina contra a gripe pode ser aplicada a partir de que idade?
A partir dos 6 meses de vida. Para as crianças de até 8 anos de idade que nunca tiverem sido vacinadas, é preciso tomar DUAS DOSES com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda somente na primeira vacinação. Nos anos seguintes, uma dose é suficiente.
E meu bebê de menos de 6 meses, fica protegido como?
Como ainda não há vacinação contra a gripe para os bebês menorezinhos, eles ficam imunizados contra a Influenza por meio do leite materno, que via de regra deve ser o único alimento que o bebê recebe nos seis primeiros meses de vida.
Mas a gente sempre recomenda aqueles cuidados de prevenção básicos: evitar aglomerações e pessoas que não forem de contato próximo do bebê não devem beijar ou tocar as mãos e rostinho, pois isso facilita o contágio.
Por que a vacinação deve ser anual?
Como a gente viu bastante na pandemia, os vírus mudam em uma velocidade impressionante. O vírus da gripe circula durante todos os meses em diferentes partes do mundo. Neste ano mesmo, sofremos com a mutação Influenza A H3N2 Darwin, que provocou um surto fora de época, em pleno verão.
Por isso todos os anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) rastreia quais cepas estão circulando em mais intensidade para que as vacinas sejam fabricadas.
Qual a diferença entre a vacina da rede pública e a da rede privada?
Na rede pública, como o objetivo é proteger as pessoas com maior risco de ter complicações pela doença, somente os bebês com mais de 6 meses de vida e as crianças menores de 5 anos ou aquelas que têm comorbidade são vacinadas com a vacina trivalente, que protege contra três sorotipos do vírus.
Na rede particular, todas as crianças a partir de 6 meses podem receber as doses quadrivalentes, que protegem contra a Influenza A H1N1, A H3N2 e duas cepas da Influenza B (Brisbane e Phuket). Os adultos e idosos também podem, e devem, se vacinar!
A vacina pode causar efeitos adversos?
Como qualquer outro produto farmacêutico, pode sim. Mas na imensa maioria dos casos, para não dizer na totalidade deles, os bebês e crianças têm reações leves, como dor, inchaço e vermelhidão no local da picadinha, mal-estar e febre. São desconfortos leves que passam em poucas horas – ou seja, compensam se comparados à quantidade de problemas que a gripe pode trazer.
O imunizante não causa a doença, já que é feito do vírus inativado – tanto que pode e deve ser administrado inclusive em quem tem doenças que comprometem a imunidade.
A vacina da gripe tem alguma contraindicação?
Somente para quem tem alergia grave a algum dos componentes de sua formulação.
Meu filho pode ficar gravemente doente com gripe?
Infelizmente, pode sim. As maiores chances de ter complicações estão nos extremos de idade, ou seja, entre as crianças muito pequeninas e os idosos, em quem tem comorbidades e em gestantes. Mas infelizmente como todo vírus a gripe é imprevisível e os bebês e crianças perfeitamente saudáveis podem ser hospitalizadas e até ter consequências mais sérias se infectadas.
A vacina é segura?
Sim, muito, sendo recomendada para bebês, crianças, adultos e idosos pelas Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm). Ela foi amplamente testada e vem sendo utilizada há muitos anos com bastante sucesso. Como todos os imunizantes, pode não prevenir completamente a infecção, mas é muito eficaz em evitar casos graves, internações e mortes pela gripe. A maioria dos óbitos registrados no Brasil é de pessoas não imunizadas.
Papais e mamães, são motivos suficientes para não deixar a vacinação contra a gripe para lá, não é mesmo?
Uma criança saudável aprende melhor, tem energia para brincar muuuuito e se desenvolve plenamente! Garanta um ano mais tranquilo para sua família com a vacinação contra a gripe aqui da Sorocaba Vacinas, que já está disponível! Estamos esperando sua visita!