Muitas são as dúvidas se realmente é necessário tomar a vacina contra Febre Amarela. A doença que já havia sido erradicada há anos, está de volta causando muito mal à população brasileira. Mas isso não é uma particularidade do Brasil, quem deseja viajar para alguns países específicos, a vacina contra Febre Amarela é obrigatória.

Vejamos alguns dados divulgados em Fevereiro de 2019 pela Agência Brasil. Entre Dezembro de 2018 e Janeiro de 2019, o Brasil foi cenário de oito mortes confirmadas por febre amarela. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já divulgou o alerta. Seria essa a terceira onda de surto da doença.

A recomendação é a vacina para as pessoas que moram nas regiões de risco e para viajantes que vão se deslocar para essas áreas. Ainda tem dúvidas? Saiba mais sobre a vacina contra Febre Amarela. Boa leitura!

Por que eu preciso da vacina contra Febre Amarela?

Porque a Febre Amarela é uma doença grave e que pode levar à morte. É uma doença infecciosa febril aguda causada por vírus. A transmissão acontece por mosquitos vetores, por isso, no verão a incidência é maior.

A transmissão ocorre pela picada do mosquito e não pela transmissão direta de uma pessoa em contato com outra. Sendo assim, é muito fácil estar exposto ao mosquito. A melhor prevenção é, com certeza, a vacinação.

Quais os sintomas da Febre Amarela?

O grande perigo é que a maioria das pessoas apresentam os sintomas e depois chegam a ter um dia de melhora. Para em seguida ter uma queda e a doença se agravar.

Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores fortes nas costas e no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Quais os tipos de vacina contra Febre Amarela?

Existem dois tipos de vacinas, a dose fracionada e a dose integral. A dose fracionada da vacina contra Febre Amarela é um método utilizado quando há necessidade de imunização em uma velocidade muito rápida. Os Estados que estão autorizados a utilizar esse sistema são São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

A dose integral da vacina contra Febre Amarela garante proteção para toda a vida, já a fracionada é por 8 anos.

Quem não pode receber a vacina contra Febre Amarela?

Existem algumas restrições, por isso é preciso estar atento. Se você tem dúvidas, entre em contato conosco, a Sorocaba Vacinas tem profissionais que poderão ajudá-lo nessa questão.

Veja quais são as contra-indicações:

Se nenhum desses for o seu caso ou de alguém da sua família, não hesite em tomar a vacina contra Febre Amarela. É sempre melhor prevenir e ficar tranquilo com a segurança de todos!

Vacina contra Febre Amarela e Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP é um documento que você precisa ter para viajar para destinos específicos. Isso porque ele comprova que você está vacinado contra algumas doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.

Mesmo viajantes que terão escala/conexão nesses países podem precisar desse Certificado. A validade dele é vitalícia.

Veja a lista dos países que exigem a vacina contra Febre Amarela:

Na Sorocaba Vacinas, nós ministramos a vacina contra Febre Amarela, bem como as outras necessárias para você estar com seu CIVP em dia e não ter problemas na hora de viajar. Nós emitimos esse Certificado de forma eficiente e rápida. Pode contar conosco para esse serviço.

Ficou em dúvida sobre a vacina contra Febre Amarela? Entre em contato conosco. Temos também a vacinação com realidade virtual para crianças para que elas tenham uma experiência divertida com a vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?