Apesar desse nome estranho, o herpes-zóster é o que popularmente chamamos de “cobreiro”. Essa doença é causada pelo mesmo vírus (varicela-zóster) de uma doença bem comum, chamada de varicela ou catapora.
Qualquer um que já tenha tido catapora, pode desenvolver herpes-zóster, mais tarde na vida, principalmente após os 50 anos. Isso acontece porque o herpes-zóster é desencadeado pela reativação do vírus varicela-zóster.
Você pode ler mais sobre a doença, nesse nosso outro artigo aqui.
Até pouco tempo atrás, a vacina disponível contra o herpes-zóster não podia ser administrada em pessoas que tinham comprometimento do sistema imune. No entanto, no mês passado, chegou ao Brasil a vacina Shingrix (GSK) que é liberada para esse público.
Quer entender mais sobre a vacina e se você pode se vacinar? Então continue lendo!
Quem deve se vacinar contra a herpes-zóster?
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) preconiza a imunização de adultos com 50 anos ou mais e aqueles com mais de 18 anos, que sejam imunocomprometidos. Não há recomendação de idade máxima para se vacinar.
Você pode receber a vacina, mesmo que no passado você tenha:
- Recebido a vacina Zostavax (MSD), vacina anteriormente comercializada no Brasil;
- Recebido a vacina contra a varicela (catapora); e
- Tenha tido herpes-zóster.
O esquema vacinal da Shingrix é de duas doses. Indivíduos com mais de 50 anos, podem receber as duas doses com intervalo de 2 a 6 meses. Adultos com comprometimento do sistema imune e que tenham mais de 18 anos, podem receber as duas doses com intervalo de 1 a 2 meses após a primeira.
ATENÇÃO: é importante que você se vacine, mesmo que já tenha tido herpes-zóster, já que a vacina ajuda a prevenir novas ocorrências da doença no futuro.
Quem não deve se imunizar com a Shingrix?
Você não deve se vacinar, se:
- É alérgico a qualquer componente da vacina ou teve uma reação alérgica após a primeira dose com a Shingrix;
- Está atualmente com herpes-zóster: é necessário esperar até que as lesões na pele tenham desaparecido para se vacinar.
- Está grávida.
Se você está atualmente com uma doença que tem sintomas leves, como um resfriado, você pode receber a vacina. Mas, se você está com uma doença moderada a grave, com ou sem febre, é preciso esperar para tomar a vacina.
Quão eficaz é a nova vacina?
Estudos foram feitos para determinar qual a eficácia da nova vacina contra o herpes-zóster e mostraram que:
- Adultos com 50 a 69 anos, sem comprometimento do sistema imune: a Shingrix foi 97% eficaz na prevenção do herpes-zóster;
- Adultos com 70 anos ou mais, sem comprometimento do sistema imune: a Shingrix foi 91% eficaz na prevenção do herpes-zóster e a imunidade permaneceu alta, mesmo após 7 anos da vacinação;
- Adultos imunocomprometidos: a Shingrix foi entre 68 a 91% eficaz na prevenção do herpes-zóster, dependendo da condição subjacente.
Quais são os possíveis efeitos colaterais da vacina?
Os efeitos colaterais da vacina são temporários e duram, geralmente, de 2 a 3 dias. Os efeitos mais comuns foram: braço dolorido, cansaço, dor muscular, dor de cabeça, calafrio, febre, dor de estômago ou náusea.
A síndrome de Guillain-Barré (GBS), uma doença grave do sistema nervoso, pode acontecer depois de um quadro de herpes-zóster e foi relatada, ocorrer raramente, após a Shingrix.
Devo consultar um médico devido aos efeitos colaterais da vacina?
Assim como é recomendado para todas as vacinas, se os efeitos colaterais não diminuírem ou não passarem, procure um médico. Os analgésicos de venda livre também podem ser uma opção para diminuir o desconforto.
Os estudos não mostraram efeitos adversos graves relacionados à vacina.
A nova vacina contra o herpes-zóster, é uma nova arma no combate à doença. Além disso, com a sua nova tecnologia, garante que mais pessoas possam se imunizar.
A vacina Shingrix já está disponível aqui na Sorocaba Vacinas, se você é do grupo de risco, entre em contato conosco. Ficou alguma dúvida? Ficaremos felizes em te auxiliar!
CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA 💙
Com a Sorocaba Vacinas & Saúde