Se você é mulher ou tem colo do útero, muito provavelmente (esperamos que sim), faz exames preventivos para a detecção dessa doença. 

Sabendo da importância de falar sobre esse tema e aproveitando a campanha Janeiro Verde, que busca a conscientização sobre a prevenção dessa doença, reunimos algumas das dúvidas mais comuns a respeito do câncer do colo do útero e vamos esclarecer cada uma delas.

Com informação a gente se previne, não é mesmo? Então veja se alguma dessas dúvidas também é a sua.

Câncer cervical ou do colo do útero: o que exatamente é isso?

O colo do útero é a região estreita do útero e conecta esse órgão à vagina. Esse tipo de câncer normalmente se desenvolve gradualmente, e, antes da doença, as células dessa região passam por algumas alterações e tornam-se anormais.

Caso essas células não sejam destruídas ou removidas, as mesmas podem se tornar células cancerígenas que se proliferam e se espalham para áreas próximas.

Por que você deve fazer o rastreio do câncer do colo do útero?

Não é comum que no início da doença haja sintomas, geralmente eles só começam depois que o câncer já se espalhou, daí a importância dos exames de rastreio. Há duas maneiras principais de detectar essa doença, são elas:

A quais sintomas você deve ficar atenta?

Apesar dos sintomas só tornarem-se evidentes com o avançar da doença, é importante ficar atenta a alguns deles:

Quando o câncer do colo do útero já está em estágio avançado, outros sinais e sintomas podem aparecer:

Quais são os principais fatores de risco?

Os fatores de risco para o câncer do colo do útero incluem:

Como a vacina contra o HPV pode te proteger do câncer do colo do útero?

O HPV é um vírus extremamente comum e cerca de 14 tipos são cancerígenos. Os tipos 16 e 18 causam 70% dos cânceres do colo do útero. Como ele é transmitido por contato sexual, a infecção pode ocorrer já no início da vida sexual.

Apesar de relacionarmos o HPV somente com o câncer do colo do útero, outros tipos de cânceres também são associados a essa infecção, como os cânceres de ânus, vagina, vulva, pênis e orofaringe. 

No entanto, a vacina contra o HPV é a nossa arma contra a doença. Ela é indicada para meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade e está disponível aqui na Sorocaba Vacinas. Se você é pai ou mãe, não deixe de vacinar os seus filhos, como dito anteriormente, a vacina protege não somente contra o câncer de colo do útero, mas também contra vários tipos de cânceres. 

Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!

CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA 💙

Com a Sorocaba Vacinas & Saúde 

Fontes:

What is cervical cancer? National Cancer Institute. Disponível em: https://www.cancer.gov/types/cervical

What is cervical cancer? A Mayo Clinic expert explains. Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cervical-cancer/symptoms-causes/syc-20352501

HPV e câncer do colo do útero. Organização Pan-Americana de Saúde. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/hpv-e-cancer-do-colo-do-utero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?