Notícias Serviços Vacinas

Sua carteira de vacinação está em dia

Cuidar da saúde física vai além de uma boa alimentação e exercícios. Manter a carteira de vacinação em dia também é importante para ficar livre de doenças e garantir a sua saúde e das pessoas do seu convívio. Por isso, manter-se imunizado é imprescindível em todas as fases da vida, principalmente quando criança, em que há um calendário mais rigoroso de imunizações que garante a saúde do indivíduo nos primeiros anos de vida, mas também na idade adulta, com as vacinações necessárias para manter livre de doenças perigosas para o ser humano. 

A vacinação tem o papel de defender o organismo contra agentes infecciosos, como bactérias e vírus que podem causar doenças graves. Meningite, Sarampo e Hepatite são exemplos de doenças que já possuem vacinação. Apesar de já haver uma vacina contra esses agentes infecciosos há muitos anos, os casos têm aumentado novamente porque algumas pessoas têm se descuidado em manter em dia a própria carteirinha de vacinação e as dos seus filhos. 

Por isso, nesse texto, vamos falar um pouco sobre como deixar em dia a sua carteirinha e, além disso, manter a sua imunização e de sua família sempre em ordem. Confira!

Por que manter a carteira de vacinação em dia? 

O Brasil é um dos países no mundo com um dos planos mais eficientes de vacinação. Doenças altamente contagiosas que ameaçavam a saúde e matavam muito no passado estavam erradicadas graças à grande taxa de vacinação no país, que era de 102,3% em 2011, considerando doses aplicadas. Contudo, em 2018, esse número caiu para 90,5%, ficando abaixo do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 95%, fazendo com que algumas doenças voltassem a serem encontradas no país. 

A vacina é um elemento essencial para proteger o organismo contra graves doenças contagiosas. Por isso, é importante garantir que a carteira de vacinação esteja sempre atualizada. 

O que fazer para manter em dia a sua imunização e de sua família? 

Esteja atento ao calendário de vacinação

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) possui um calendário de vacinações, no qual informa de maneira didática quais os tipos de vacina os indivíduos precisam tomar em cada fase da vida. No site da Sorocaba Vacinas, você pode ter acesso a esse calendário completo para saber em que idade você e sua família podem tomar cada uma das imunizações. 

Guarde e confira seu cartão de vacinação

A sua carteira de vacinação é um documento muito importante para saber seu histórico e te lembrar quais são as imunizações necessárias para determinadas fases da vida. É um material de consulta que, no Brasil, auxilia milhares de famílias a cuidarem de sua saúde. Mantenha-a em local seguro, fresco e arejado e em caso de acidente ou dano, salve as informações para colocá-las em outra carteira, se precisar. 

Recupere os seus dados de vacinação caso tenha perdido ou procure tomar as vacinas das quais não está imunizado

Se, por algum motivo, você perdeu a carteira de vacinação, não tem problema. O Ministério da Saúde recomenda que você procure o posto público ou privado onde alguma dessas vacinas foram tomadas para que você tenha acesso ao seu histórico anterior de imunizações e consiga refazer a sua carteira através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Caso não seja possível recuperar o histórico, recomenda-se que a pessoa tome todas as vacinas indicadas para a faixa etária.  

Divulgue a importância da vacinação para as pessoas que estão perto de você

Para garantir a segurança imunológica total da sua família, não basta que ela apenas esteja em dia com as vacinas, mas também as pessoas do seu convívio estejam imunizadas. Com o crescimento do movimento anti-vacinas, várias informações infundadas, sem qualquer argumento científico são compartilhadas, desencorajando as pessoas a se imunizarem e também seus filhos. Esse tipo de desinformação, gera um ambiente inóspito e propício para propagação de doenças que antes estavam erradicadas, que podem voltar a circular e contaminar pessoas que não estão em dia com a sua carteira de vacinação. Por isso, é importante conscientizar as pessoas da importância das vacinas para manter um ambiente seguro sempre. 

Onde se vacinar em Sorocaba? 

Se você quiser facilidade de agendamento e alta variedade, a Sorocaba Vacinas possui uma equipe profissional para promover a imunização em todas as faixas etárias. A clínica possui também atendimento a domicílio, em escola e casa de repouso, com possibilidade de agendamento pelo WhatsApp e sistema inovador de realidade virtual para a vacinação de crianças com medo da vacina. Conheça mais sobre o nosso trabalho e deixe sua carteira de vacinação em dia, de forma prática e acessível.

Deixe um comentário