Quer saber quem é o causador da infecção viral mais comum do trato reprodutivo? Ele se chama Papilomavírus Humano e você deve conhecê-lo por HPV

O HPV é sexualmente transmissível e a grande parte dos homens e mulheres sexualmente ativos, estão expostos a se infectar, em algum momento de suas vidas.

Existem muitos tipos de vírus HPV e, apesar da maioria não causar grandes sintomas, alguns podem levar a infecção que persiste e progride para um câncer, sendo o mais comum, o câncer de colo de útero. Entretanto, o câncer de pênis, ânus, vagina e garganta também podem ser originados pela infecção por HPV.

Quer entender um pouco mais sobre a transmissão, sintomas e prevenção do HPV? Continue por aqui, vamos tirar todas as suas dúvidas a respeito desse assunto.

A transmissão do HPV ocorre mesmo sem penetração vaginal ou anal

Quando uma infecção é sexualmente transmissível, normalmente associamos erroneamente a sua transmissão, a penetração. Entretanto, a transmissão pelo HPV também pode ocorrer pelo contato oral-genital ou manual-genital.

Muitas pessoas podem se infectar e não desenvolver sintomas (assintomáticos), mesmo assim, elas podem transmitir o vírus para os seus parceiros.

O aparecimento de lesões genitais é o sintoma mais comum

Na maioria das pessoas infectadas, a resolução da infecção é espontânea e pode não aparecer nenhum sintoma. O vírus, pode ainda permanecer adormecido por muitos anos e só começar a se multiplicar quando, por algum motivo, o sistema imune fica mais fragilizado. Nesses casos, as manifestações mais comuns são:

Apesar de ser raro, bebês podem ser infectados durante o parto e podem desenvolver lesões nas cordas vocais e laringe.

Existe tratamento para as lesões

O tratamento tem o simples objetivo de destruir as lesões através de processos químicos, cirúrgicos ou estimuladores da imunidade. Entretanto, a remoção das lesões não destrói os vírus e, portanto, podem reaparecer posteriormente.

A vacina contra o HPV é a ação preventiva mais efetiva

Não existe nenhuma outra forma tão eficaz de prevenir a infecção, do que pela vacinação. A vacina é aconselhada para os seguintes grupos:

Dependendo da idade de início da vacinação, são recomendadas duas ou três doses. É importante salientar que a vacina atua como uma forma preventiva, isso significa que não serve como tratamento para pessoas que já tenham lesões causadas pelo HPV.

Além da vacina, é preciso ficar atento ao uso de preservativos durante o ato sexual e ao exame preventivo de câncer de colo de útero.

A medida mais eficaz de prevenção contra o HPV é a vacina. Não deixe de vacinar os seus filhos! A vacina os protege contra vários tipos de cânceres, por toda a vida. A vacina HPV quadrivalente protege contra os 4 tipos mais comuns do vírus e está disponível na Sorocaba Vacinas.

Conte com a gente para proteger quem você ama!

CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA 💙

Com a Sorocaba Vacinas & Saúde 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?