A vacina BCG foi desenvolvida a partir do enfraquecimento de uma bactéria batizada de Bacilo de Calmette e Guérin (daí o nome, BCG) e está no quadro vacinal brasileiro há 44 anos. Graças a vacinação em massa, quase não são mais registradas as formas graves de tuberculose provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.

A tuberculose atinge principalmente os pulmões, comprometendo o sistema respiratório e podendo levar à morte. Ela tem transmissão aérea, por tosse e espirro de alguém infectado.

A vacina BCG é de dose única, aplicação intradérmica e não requer nenhum cuidado prévio.

Quer entender melhor sobre a vacina e como proteger os seus pequenos? Continue aqui!

O que a vacina previne?

A vacina protege contra a tuberculose, principalmente as formas mais graves da doença chamadas meningite tuberculosa e tuberculose miliar.

Quem pode tomar?

A vacina é indicada para crianças com menos de 5 anos de idade, mas é aconselhado que a administração seja feita o mais cedo possível, logo após o nascimento. 

Possui contra-indicação?

Sim. Ela não é indicada para prematuros (até que completem 2 Kg) e recém-nascidos que possam ter seu sistema imune comprometido em decorrência de medicamentos usados pela mãe durante a gestação.

A cicatriz deixada no bracinho é normal?

Acalma o coração… a marquinha deixada no braço é normal e é uma reação local esperada da vacina. Essa reação pode demorar de 3 a 6 meses para acontecer e começa com uma manchinha vermelha elevada, se desenvolve para uma pequena úlcera que produz secreção, até que a cicatriz é formada. Essa cicatriz pode ter até 1 cm de diâmetro.

Mas atenção, é importante não passar pomadas, curativos e nenhum outro produto no local.

A vacina não deixou cicatriz, e agora?

Antigamente, era aconselhado que as crianças recebessem novamente a vacina. Porém, desde fevereiro de 2019, o Ministério da Saúde não recomenda a revacinação para crianças que não desenvolveram cicatriz, independente do tempo transcorrido após a vacinação. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a falta da marquinha não é indicativo da ausência de proteção. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza o mesmo,  segundo os estudos, a ausência de cicatriz não está relacionada à falta de proteção. E ainda, as evidências não indicam melhor proteção contra a tuberculose com a revacinação da BCG.

Como qualquer outra vacina, a BCG não tem eficácia de 100%, porém, a OMS estima que em países em que a tuberculose é frequente e a BCG faz parte do quadro vacinal, mais de 40 mil casos anuais são prevenidos. Nos últimos 20 anos, a vacinação foi responsável por reduzir cerca de 30% das mortes causadas pela tuberculose no mundo.

Conte com a Sorocaba Vacinas & Saúde, para proteger o seu pequeno contra a tuberculose. A vacina BCG está disponível no nosso quadro de vacinas! 

CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA 💙

Com a Sorocaba Vacinas & Saúde 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?