Vacinas

Você sabia que a vacina contra gripe salva a vida de milhares de pessoas? De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) quanto antes a vacina contra gripe for dada, melhor, e a vacina é insubstituível por qualquer outro método.

A vacina contra gripe não é exclusiva para gripe. Ela ajuda a imunizar organismos contra outras doenças ainda mais graves causadas por uma gripe forte e/ou mal curada, pode reduzir em até 75% a mortalidade global e 50% das doenças relacionadas à Influenza.

Previna-se contra esses riscos. Continue lendo o artigo e saiba mais sobre o assunto.

Gripe ou resfriado: entenda a diferença

É comum não compreender exatamente a diferença entre uma gripe e um resfriado. Algumas pessoas,inclusive, têm a gripe e afirmam que é apenas um resfriado e que vai passar logo, mas é aí que está o perigo.

A gripe é causada pelo vírus Influenza. É mais forte que um resfriado e os principais sintomas são: febre alta; dor muscular; dor de cabeça e de garganta; coriza e tosse seca. Essa febre forte é um dos sintomas que identificam a gripe e pode durar cerca de três dias.

A transmissão da gripe ocorre pelo contato com a secreção das vias respiratórias. Também pode ocorrer no contato com o tossir ou espirrar de uma pessoa contaminada.

O resfriado, por sua vez, tem origem de um vírus diferente e, normalmente, acontece com crianças. Os sintomas são parecidos com os da gripe, no entanto, eles são mais leves e permanecem na pessoa por um tempo menor, cerca de dois a quatro dias.

Vacina contra gripe: quem pode tomar a vacina

Qualquer pessoa acima de 6 meses de idade pode tomar a vacina, mas alguns grupos merecem atenção especial, devido às complicações mais severas que uma gripe pode desencadear. São eles:

  •  Pessoas com 60 anos ou mais
  • Crianças a partir de 6 meses de idade
  • Crianças a partir de 6 meses de idade
  • Gestantes, puérperas (até 45 após o parto)
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

De acordo com a Sbim, em 2018 o público infantil e as grávidas não atingiram a meta de vacinação e acredita-se que seja por algum receio ou desinformação.

Mas a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sbim, informa que a imunização é importante porque protege a gestante e o recém-nascido. Estudos comprovam que as mães imunizadas durante a gravidez têm bebês com menos casos de infecções respiratórias no primeiro ano de vida.

Por isso, reforçamos a importância de toda a família, desde as crianças com mais de 6 meses, em tomarem a vacina e evitarem as complicações geradas pela gripe.

Como é formulada a vacina contra gripe

Os vírus responsáveis pela propagação da doença estão sempre em modificação genética a fim de enganar os anticorpos, responsáveis pela defesa do organismo. A vacina contra gripe ajuda a conter a disseminação do vírus e manter a gripe controlada, evitando possíveis complicações que podem levar até à morte.

Na Sorocaba Vacinas, temos dois tipos de vacinas, a trivalente e a tetravalente/quadrivalente. As vacinas são formuladas com proteínas de diferentes cepas do vírus, definidas todo ano conforme orientação da OMS.

No caso da vacina contra gripe trivalente, que é a aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra três tipos de vírus: H1N1 + AH3N2 + B. A vacina tetravalente/quadrivalente aplicada na Sorocaba Vacinas protege contra esses três e ainda mais um do tipo B.

Vacina contra gripe em empresas

Uma das formas de prevenção é organizar a vacinação em empresas. Uma equipe da Sorocaba Vacinas se desloca até a empresa e realiza um dia de imunização em todos os funcionários que estejam de acordo em receber a vacina.

Essa é uma forma prática, evitando que os funcionários percam um dia ou período de trabalho para serem vacinados. Além disso, diminui as taxas de ausência no trabalho por ter contraído a gripe e/ou suas complicações.

A vacina contra gripe protege dos subtipos do vírus da gripe como A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B.

Venha na Sorocaba Vacinas tomar sua vacina e conheça nossa nova clínica: Avenida Comendador Pereira Inácio, 950, 2ᵒ andar, sala 212, Jardim Vergueiro.

Deixe um comentário