Vacinas

Muitas são as dúvidas sobre a vacina contra meningite, sobre as faixas etárias recomendadas, a quantidade de doses e onde é disponibilizada a vacinação. Por isso, reunimos as principais informações sobre Meningite e a vacina para que você esclareça todas as suas dúvidas.

Acompanhe a explicação do tema conosco. Boa leitura!

Afinal, o que é Meningite?

A meningite é uma doença perigosa e que você deve ficar muito atento. Trata-se de um processo inflamatório das meninges que pode ser causado por agentes infecciosos (bactérias, parasitas, vírus e fungos, por exemplo), mas também pode ter causa por processos não infecciosos.

As meninges são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, por isso, quando elas sofrem esse processo inflamatório chamado Meningite, a situação é bastante séria e complicada.

Meningite no Brasil

No Brasil, não há uma época certa para que ocorra um surto de Meningite, ou seja, os casos da doença são esperados durante o ano todo. Isso pode ser explicado porque as ocorrências da meningite bacteriana são bastante comuns no período de inverno, enquanto a meningite de causa viral costuma ocorrer com maior frequência no verão.

De acordo com o Instituto Pensi de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil, apenas falando em Meningite por Meningococo B, ela apresenta uma taxa de letalidade de 10% a 20%. Isso representa uma morte de criança a cada 10 que contraem a doença.

E a história não para por aí, mesmo as que sobrevivem, cerca da mesma proporção, 10 a 20%, ficam com sequelas neurológicas graves, como perda da audição, visão e até mesmo amputação de alguns membros.

Já deu para perceber que a vacina contra Meningite é essencial e que você não pode deixar para depois!

Os tipos de Vacina contra Meningite

Existem alguns tipos de Vacina contra Meningite que são importantes e que imunizam diferentes tipos de Meningite, vamos conhecê-las melhor!

Vacina contra Meningite B

Esse tipo de vacina previne contra Meningites e infecções generalizadas devido a doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo do tipo B.

Vacina contra Meningite ACWY

Também chamada de Quadrivalente, esse tipo de Vacina contra Meningite imuniza contra os tipos de meningite A, C, W e Y, todas meningocócica, e pode ser tomada por qualquer pessoa a partir dos dois meses de idade.

Vacina contra Meningite Pneumocócica 13

Essa vacina protege contra 13 sorotipos de doenças perigosas, dentre elas, podemos destacar a meningite pneumocócica, mas também a pneumonia, a otite e outras. Também pode ser tomada por qualquer pessoa, desde que a partir dos dois meses de idade.

A vacina contra a meningite está presente no Programa Nacional de Imunização apenas para o tipo Meningite C e, por isso, essas vacinas descritas acima não são encontradas na rede pública de saúde.

As recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) é que sejam aplicadas três a quatros doses da vacina dependendo do laboratório fabricante aos 3, 5 e 7 meses de vida das crianças, e reforço entre 12 e 24 meses. Já adolescentes e adultos que não foram vacinados quando crianças, as Sociedades recomendam duas doses da vacina meningo B, com um intervalo médio de um mês a dois meses entre elas e a vacina ACWY e Pneumocócica 13 dose única acima de 18 anos.

Todos os tipos de Vacina contra Meningite estão disponíveis na Sorocaba Vacinas. Venha conversar com nossos especialistas, saber mais e esclarecer suas dúvidas. Para crianças, disponibilizamos o Óculos de Realidade Virtual que torna o processo de vacinação mais descontraído e menos indolor.

Deixe um comentário