Notícias Vacinas

A vacina contra pneumonia protege não só contra essa doença, mas também contra otite, sinusite, septicemia, meningite e outros problemas causados pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Em alguns casos, essas doenças podem levar à morte caso não sejam diagnosticadas precocemente. 1.6 milhão de pessoas morrem por doenças causadas por essa bactéria todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quais são os fatores de risco para doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae?

Qualquer pessoa pode desenvolver as doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae, porém algumas doenças fazem com que o paciente seja enquadrado em um grupo de risco. Algumas dessas doenças são; 

  • Diabetes.
  • Hipertensão.
  • Imunodeficiências.
  • Câncer. 
  • Insuficiência renal crônica.
  • Fístula liquórica.
  • Asplenia anatômica.
  • Outras doenças crônicas. 

Além dessas doenças, outros fatores conferem maior risco ao paciente, como a idade (maiores de 65 anos e menores de 2 anos), e os hábitos, como fumar, por exemplo.

Como prevenir as doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae?

Manter a boa higiene para evitar se contaminar com a bactéria, cultivar hábitos saudáveis como uma alimentação saudável, rotina de exercícios e sono em dia contribuem para manter o bom funcionamento do sistema imunológico e cuidar das doenças que aumentam o risco do desenvolvimento de formas mais graves da doença, como a diabetes.

A vacinação também é uma forma muito eficaz de se prevenir contra as doenças pneumocócicas. Ela induz a produção de anticorpos no nosso corpo, que reconhecem pneumococos específicos e os impedem de se desenvolver e causar a doença.

Quais vacinas são indicadas para proteger os adultos contra as doenças pneumocócicas?

Existem duas vacinas indicadas para proteger o adulto contra as doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumonia e meningite): a conjugada 13-valente (PREVENAR 13), que protege contra 13 sorotipos da bactéria e a polissacarídica 23-valente (VPP23) que protege contra 23 sorotipos da bactéria.  Para a imunização dos adultos, é importante a aplicação sequencial dessas suas vacinas.

Onde encontrar as vacinas contra a pneumonia?

Ambas as vacinas podem ser encontradas nos serviços privados de vacinação e estão disponíveis para todos os adultos e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) apenas para adultos com condições de saúde especiais que as tornam propensas a ter doença grave causada pelo pneumococo.

As vacinas contra a pneumonia podem causar algum efeito colateral?

Geralmente as vacinas contra a pneumonia não causam nenhum efeito colateral, mas pode ser que o paciente sinta dor no local, vermelhidão e inchaço, dor de cabeça, cansaço e dor muscular.

Devo tomar algum cuidado especial antes ou depois de me vacinar?

Caso você apresente febre no dia da vacinação, adie até se sentir melhor. Para saber mais, mande uma mensagem no nosso WhatsApp.

Cuide de quem você ama!

Deixe um comentário