Última atualização: 05/02/2025
É imunoglobulina que protege contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
Essa imunoglobulina é uma imunização passiva contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Atualmente, é a única forma disponível para a prevenção de quadros graves de infecções respiratórias em lactentes, como bronquiolite aguda e pneumonia causada pelo VSR.
O palivizumabe não é uma vacina e sim um anticorpo “pronto”. Com isso, ao injetar a substância no bebê, ele estará automaticamente protegido.
Quais doenças a previne?
O Palivizumabe previne a pneumonia, bronquiolite e broncopneumonia.
Como é aplicado?
Intramuscular.
Onde pode ser encontrada?
A vacina pode ser encontrada na Sorocaba Vacinas, com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação.
Qual é o esquema de doses?
O palivizumabe deve ser aplicado com 1 dose a cada 30 dias. Até 5 doses por ano, dependendo do início das aplicações, já que o palivizumabe não será administrado após o período de sazonalidade.
Indicações
- Crianças menores de 1 ano, nascidas prematuras, com idade gestacional inferior a 28 semanas;
- Crianças menores de 2 anos, com doença pulmonar crônica, da prematuridade, que tenham necessitado de tratamento nos 6 meses anteriores ao período da sazonalidade;
- Crianças menores de 2 anos, com doença cardíaca congênita, e repercussão hemodinâmica;
- A SBIm (Sociedade Brasileira de Pediatria) também preconiza para, além do grupos já contemplados pelo Ministério da Saúde, os bebês prematuros nascidos entre 29 e 31 semanas e 6 dias de idade gestacional.
Contraindicações
O palivizumabe é contraindicado apenas para crianças com histórico de reação alérgica grave à aplicação anterior do medicamento.
Possíveis reações da vacina
Reações no local da injeção; erupção cutânea; febre.