

Última atualização: 05/02/2025
A Vacina Tríplice Bacteriana, também conhecida como dTpa, é uma vacina acelular que previne três doenças: difteria, tétano e coqueluche.
Quais doenças a previne?
Difteria, tétano e coqueluche.
Como é aplicado?
Intramuscular.
Onde pode ser encontrada?
A vacina pode ser encontrada na Sorocaba Vacinas, com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação.
Qual é o esquema de doses?
- A vacina Tríplice Bacteriana é recomendada como reforço a partir dos 4 anos de idade, na adolescência, em adultos e idosos.
- Crianças com mais de 7 anos, adolescentes e adultos que não tomaram, ou sem registro de três doses de vacina contendo o toxoide tetânico anteriormente, devem tomar uma dose de dTpa seguida de duas ou três doses da dT.
- Às gestantes é recomendada uma dose de dTpa, a cada gestação, a partir da 20ª semana da gravidez. Se não foram vacinadas ao longo da gestação, devem receber uma dose após o parto, o mais rápido possível, de preferência ainda na maternidade.
- A vacina Tríplice Bacteriana também pode ser usada para dose de reforço prevista para os 4-5 anos, na impossibilidade de realizar a dTpa+VIP.
Indicações
A vacina tríplice bacteriana é indicada para crianças a partir dos 4 anos, adolescentes, adultos e idosos.**
Contraindicações
A vacina Tríplice Bacteriana é contraindicada para pessoas que tiveram anafilaxia ou sintomas neurológicos provocados por algum componente da vacina ou após a aplicação de dose anterior.
Possíveis reações da vacina
- Muito comuns: Dor de cabeça, reações no local da injeção (incluindo dor, vermelhidão e inchaço), fadiga, mal-estar.
- Comuns: Adultos, adolescentes e crianças acima de 10 anos de idade: tontura, náusea, distúrbios gastrointestinais, febre maior ou igual a 37,5ºC, reações no local da injeção (como inchaço no local e abscesso estéril).