Temos certeza que você leu o título e pensou em câncer de colo de útero, estamos certos?

De fato, quando pensamos em tumores ginecológicos, o câncer de colo de útero é um dos mais comuns, para ser exato, esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente em mulheres, MAS, está longe de ser o único.

Em 2020, 13, em cada 100 mil mulheres, desenvolveram algum tipo de tumor ginecológico, como câncer de ovário, de endométrio, de vulva, vagina ou de colo do útero.

É por isso, que além de entender quem são eles, precisamos aprender a como preveni-los, vamos juntos? Então, continue a leitura.

Câncer de ovário

O câncer de ovário é mais comum em mulheres após os 45 anos, principalmente entre os 60 e 70 anos. 

Os principais fatores de risco para esse tipo de câncer, são:

O câncer de ovário é normalmente silencioso, mas, alguns sintomas que podem estar presentes são:

Câncer de endométrio

O endométrio é um tecido que reveste o útero. É ele que descama todos os meses, e sai em forma de sangue, durante a menstruação. 

Os principais fatores de risco para o câncer de endométrio, são:

Em mulheres em menopausa, o sangramento vaginal pode ser sintoma de câncer de endométrio, além disso pode haver: dores na pelve e sensação de massa no abdômen.

Câncer de vulva

A vulva é a parte externa (aquele que se vê) do sistema reprodutor feminino. Os principais fatores de risco, são:

Alguns sintomas estão relacionados ao câncer de vulva, entre eles: 

Prevenção de tumores ginecológicos

A alta incidência dos tumores ginecológicos não é à toa. Na grande parte das vezes, os sintomas são ausentes ou inespecíficos, o que dificulta o diagnóstico precoce.

Entretanto, todos esses tipos de cânceres podem ser prevenidos e curados. Para isso, é importante consultar frequentemente um ginecologista. Através de exames clínicos e laboratoriais e histórico pessoal, é possível antecipar o diagnóstico.

Além disso, os tumores de colo de útero, vagina e vulva estão relacionados à infecção pelo HPV. Dessa maneira, a vacinação, principalmente aquela realizada antes do início da vida sexual, é um fator importante na prevenção de tumores ginecológicos mais tarde na vida.

Mulheres, fiquem atentas! Quanto mais cedo o tumor é descoberto, maiores são as chances de cura. Visite seu médico regularmente!

Aqui na Sorocaba Vacinas, a vacina contra o HPV está disponível. Vacine-se e vacine os seus filhos quanto antes e garanta a saúde futura de todos. Entre em contato com a nossa equipe se tiver qualquer dúvida.

CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA 💙

Com a Sorocaba Vacinas & Saúde 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?