• O que previnem?

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos.

  • Do que são feitas?

Trata-se de vacinas inativadas, portanto não têm como causar as doenças.

A VPC13 é composta de 13 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo) conjugados com a proteína CRM197. Contém também sais de alumínio, cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção.

  1. Crianças a partir de 2 meses de idade é recomendada a vacinação rotineira.
  2. Para crianças, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.
  3. Maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.
  • Contraindicação

Crianças que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.

  • Esquemas de doses
  1. As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam, sempre que possível, o uso da VPC13, devido à proteção contra mais sorotipos.
  2. As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam a vacinação infantil de rotina com quatro doses da vacina VPC13: aos 2, 4 e 6 meses de vida e reforço entre 12 e 15 meses.
  3. Crianças entre 1 e 2 anos e não vacinadas: duas doses com intervalo de dois meses.
  4. Para crianças entre 2 e 5 anos de idade: não vacinadas, uma dose.
  5. Portadoras de doenças crônicas que justifiquem, pode ser necessário complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).
  6. Crianças que começam a vacinação com atraso, após os 6 meses de vida, precisam que seus esquemas sejam adaptados de acordo com a idade de início. Crianças vacinadas com a VPC10 podem ser beneficiadas pela VPC13. A vacina deve ser administrada no mínimo dois meses após a última VPC10 e o número de doses dependerá do recomendado para a idade em que a primeira dose de VPC13 for aplicada.
  7. Para os maiores de 60 anos, recomenda-se de rotina complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).
  • Via de aplicação

Intramuscular.

  • Efeitos e eventos adversos

Pneumocócica 13 – Em mais de 10% das pessoas vacinadas ocorre: diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, febre e reações no local da aplicação (dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento.

Entre em contato pelo WHATSAPP!

Tire todas as suas dúvidas sobre as vacinas, métodos de vacinação, calendário vacinal e muito mais!

nossos serviços

Como a SOROCABA VACINAS pode te ajudar?

Preencha os campos ao lado e nós retornaremos o contato com a resposta sobre suas dúvidas e/ou sugestões.