Vacinas

Vacinação no inverno é ainda mais importante contra doenças respiratórias

Inverno é sinônimo de friozinho, meias quentes, chá soltando fumacinha, pipoca, manta no sofá, filminho com a família e…espirros, tosse, coriza, dor de cabeça… Por isso, os especialistas recomendam cuidado com a vacinação contra algumas doenças, que podem tirar – e muito – a sua paz nessa estação e até acabar com alguém da família hospitalizado. 

A transmissão de alguns vírus e bactérias ocorre de forma mais acentuada no inverno, porque a tendência é ficarmos mais aglomerados e, infelizmente, em ambientes menos arejados e com menos higiene das mãos. Sendo assim, a prevenção é o melhor caminho.

Gripe

A vacina da gripe mais completa hoje é a tetravalente, que protege contra quatro tipos do vírus, aqueles que estão circulando com mais intensidade no mundo. Essa dose está disponível apenas nas clínicas particulares.

É indicada para todas as pessoas acima dos 6 meses de vida, não apenas para aquelas com problemas de saúde ou idosos. Vale lembrar que mesmo quem não tem nenhuma doença prévia está sujeito a complicações da infecção; além disso, todos podem ser transmissores.

Pneumocócicas conjugadas

São duas disponíveis para crianças pequenas, a partir de 2 meses de vida: a VPC10 e a VPC13. A primeira previne contra 70% das doenças graves causadas por pneumococos; a segunda, contra 90% delas. São exemplos desses problemas as pneumonias, as meningites e as otites.

Existe um imunizante mais completo, o VPP23, que previne contra 23 tipos de pneumococos. Ele é indicado para crianças a partir de 6 anos, adultos portadores de certas doenças crônicas e idosos – nesses casos, recomenda-se combinar a VPC13 e a VPP23.

Mas por que se preocupar com os pneumococos? Essas bactérias, que podem causar doenças graves (a meningite bacteriana geralmente causa mais preocupação que a viral, por exemplo) circulam com mais facilidade durante o inverno, por todos aqueles motivos que já falamos.

Covid-19

Do coronavírus nós já falamos bastante ao longo dos últimos três anos, mas sempre vale a pena reforçar: a doença é perigosa mesmo para quem não está nos grupos de risco, então a família toda deve estar protegida.

As doses contra a doença estão disponíveis em toda a rede pública, tanto para quem ainda não iniciou o esquema vacinal como para quem precisa completá-lo. Elas são indicadas para crianças a partir de 6 meses de vida. Ah, e os reforços também são muito importantes. Como todo vírus, o corona sofre mutações e por isso é necessário turbinar a proteção.  

Coqueluche

Uma doença praticamente esquecida nos dias de hoje graças às (adivinhem!) vacinas, essa infecção bacteriana transmissível pelas vias respiratórias matou muitas crianças no passado. Ela causa uma tosse muito forte.

A proteção contra ela é a DTPa, vacina que também atua contra contra tétano e difteria. Além das crianças, ela é importante para gestantes, puérperas e profissionais de saúde que atuam em maternidades e serviços de atendimento a recém-nascidos.

Nossa saúde, em qualquer época do ano, passa necessariamente pelas vacinas, que não são apenas para crianças, mas para adolescentes, adultos e idosos. A vacinação não é uma questão individual, mas um pacto coletivo pelo bem daqueles que mais amamos. E, nessa missão, você pode contar com a gente!

CUIDE DE QUEM VOCÊ AMA! 💙

☎(15) 3018-8281 📲(15) 98154-9199

Seg a Sex das 08h às 18h | Sábado das 08h às 13h

Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim)

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?