Vacinas

Vacina Hexavalente protege contra seis doenças sem causar reações, saiba mais

A vacina Hexavalente é a melhor opção de imunização para você que quer reduzir o número de picadas e o sofrimento do seu bebê. Ela está disponível no mercado privado e já se tornou uma das vacinas mais importantes na prevenção de doenças potencialmente graves. Para saber tudo sobre esta vacina, continue a leitura do nosso artigo.

O que é a Vacina Hexavalente?

A vacina Hexavalente é uma vacina inativada acelular, ou seja, ela é composta pelos toxóides diftérico e tetânico (alguns componentes derivados das toxinas produzidas pela bactéria ou vírus da doença e não com o vírus ou bactéria inteiros). Assim, as chances de efeitos colaterais são menores e, se aparecerem, são reações leves e sem deixar grandes sequelas.

Essa vacina é eficiente e, de uma única vez, combate seis doenças altamente contagiosas, que são elas: difteria, coqueluche acelular, tétano, hepatite B, poliomielite inativado e contra a bactéria Haemophilus tipo B causadora de meningite e outras infeções graves como pneumonia.

Ou seja, em apenas uma picada seu bebê estará a salvo de várias doenças de uma vez só, reduzindo o sofrimento dele e com chance de reações quase inexistentes.

O serviço público oferece a vacina Pentavalente, que contém difteria, coqueluche com células inteiras, tétano, hepatite B, e contra a bactéria Haemophilus tipo B, deixando a poliomielite numa aplicação separada. Ou seja, duas picadas e mais reações devido a formulação da vacina.

Quando e porque deve ser aplicada?

O sistema imunológico dos bebês ainda está em fase de desenvolvimento. Por isso, é essencial que os pais sigam à risca as orientações dos calendários de vacinação, garantindo que seus filhos estejam imunes às doenças de alto potencial de gravidade.

O esquema vacinal da vacina hexavalente é de três doses e uma quarta dose de reforço. Ela deve ser aplicada no segundo mês de vida do bebê, no quarto mês e no sexto mês. Após as três doses da vacina hexavalente, um reforço deve ser administrado aos 15 meses com a vacina pentavalente e contra poliomielite, ou na falta utilizar a hexavalente.

Quando a criança completar quatro anos de idade, deve-se aplicar um segundo reforço das vacinas Difteria, Tétano e Coqueluche e a Poliomielite, (dtpa+vip)abreviatura dos componentes.

Onde encontrar?

A vacina Hexavalente já está presente em 86 países ao redor do mundo e chegou ao Brasil desde 2001. É uma vacina exclusiva da rede privada no país.

Ela não é oferecida na rede pública e só pode ser encontrada na rede particular de vacinação.

Entre em contato com a Sorocaba Vacinas e saiba mais sobre a vacinação do seu bebê e a vacina Hexavalente.

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?